sexta-feira, 14 de junho de 2013

Coordenação do PJF repassa resultado da prova somativa para os alunos

Na terça-feira, 7/5, a coordenadora do PJF, Andréia Xavier, repassou para os alunos do 3° ano do ensino médio, o resultado da prova somativa que eles fizeram no final do ano passado, quando estavam no 2º ano do ensino médio. O repasse foi feito na sala de vídeo com uma sala por vez. Mostrou para cada sala a média geral da prova, depois a individual e comentou sobre a nota de cada um.

De acordo com a coordenadora, o resultado melhorou comparado com a prova somativa de 2011. Disse que a média da Escola havia subido e os alunos melhoraram a proficiência. Na oportunidade, chamou a atenção para eles levarem mais a sério os estudos. Propôs um desafio para cada aluno aumentar a sua média na prova somativa deste ano, além de incentivá-lo a fazer o Enem e depois se inscreverem no Prouni.

Os estudantes gostaram do desafio e muitos ficaram animados ao saberem que a nota de modo geral aumentou e por tanto melhoraram. No final, anunciou uma premiação para os que tiraram as maiores notas tanto em Português quanto em Matemática e ressaltou que aqueles que não serão premiados, poderiam ser no ano seguinte, se dedicassem mais aos estudos.

A prova somativa faz parte das avaliações das estratégias do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco implantado na E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão no início de 2011. Um dos principais objetivos do PFJ é acompanhar um determinado grupo de alunos do ensino médio em suas três séries (1°, 2° e 3ºano) com estratégias metodológicas para o aumento da proficiência e combate a evasão escolar.

No início do Projeto, os alunos dos 1º anos fizeram uma prova diagnóstica para identificação das defasagens que eles têm em Português e Matemática. Depois de apontados os principais problemas, uma das metodologias do Projeto, o Entre Jovens, entrou em ação. Foram contratados tutores de Matemática e Português, que são estudantes universitários, jovens como os alunos, para resgatarem conteúdos bases destas matérias. Esta metodologia aconteceu nos dois anos do projeto (2011 e 2012), neste ano, 2013, o foco é a preparação dos alunos para o Enem. A coordenadora, conta que estão previstas ações estratégicas de aulas aos sábados tanto de Português quanto de Matemática focadas em questões do Enem e vestibulares.

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