terça-feira, 30 de abril de 2013

E.E. M. A. Vilhena Valladão promove oficina de Educomunicação

Aconteceu nesta terça-feira, (30/4) a oficina de Educomunicação, patrocinada pelo Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Participaram da Oficina os Agentes Jovens do turno da manhã e tarde e os alunos do Reinventando o Ensino Médio da Comunicação Aplicada da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão. De acordo com a ministrante, a jornalista Darles Matos, o objetivo da oficina é ensinar os alunos a serem os comunicadores da Escola. “No ambiente escolar, nos beneficiamos das ferramentas da comunicação como instrumentos pedagógicos para a produção e fortalecimento das práticas educacionais. Além de reforçar um dos papeis da escola de ser agente agregador de educadores, alunos e comunidade na qual a instituição está inserida”, destacou a jornalista.

A oficina teve dois momentos distintos. A primeira parte foi sobre a comunicação e seus canais. Já a segunda, foi prática, os aluDSC03466nos se reuniram de acordo com as mídias de interesse e viram conteúdos específicos de como trabalhar a comunicação. A manhã foi bastante produtiva e os estudantes aprovaram a ideia. “Eu gostei muito e aprendi termos interessantes sobre a comunicação. Achei ótimo interagir com alunos da tarde”, ressaltou a aluna Luana Layla.

Na oficina, os alunos decidiram trabalhar com o jornal mural, jornal impresso, rádio escola, Blog e canal de vídeo no You Tube. Já se organizaram, montaram o projeto editorial e aproveitaram para fazer a primeira reunião de pauta. Eles já têm data prevista para o próximo encontro. O grupo do jornal Mural exibirá sua primeira edição na próxima semana. A direção da escola aprovou a ideia e afirmou que o caminho é este: “alunos e professores integrados para o bom funcionamento da escola. Hoje, tudo é comunicação, trazer estas ferramentas comunicacionais para o ambiente escolar incentiva uma participação maior dos alunos e os deixam mais envolvidos com as atividades da escola”, destacou a vice diretora do turno da manhã, Rute do Carmo. A professora Meilene de Português, também abraçou a ideia. Liberou ou alunos e está empenha na comunicação da escola.

Um comentário: