sexta-feira, 3 de maio de 2013

Professoras da E. E. M. A. V. Valladão desenvolvem projeto Disciplina Consciente

DSC03509As professoras do PROET (Programa de Educação em Tempo Integral), Elisabeth Aguiar Silva, Sheila Goes e Ana Paula Santos Alves estão desenvolvendo na E.E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão o projeto Disciplina Consciente, de acordo com elas, a ideia surgiu devido às dificuldades de relacionamento que perceberam de alunoDSC03513s entre alunos, professores e alunos e também de alunos e funcionários da escola. Para sanar estes problemas de relacionamento, a professora Elisabeth de matemática convidou as demais a trabalharem com os alunos sobre Disciplina Consciente. “Neste projeto, temos como principal objetivo desenvolver valores como responsabilidade, disciplina, amizade, além de trabalhar a autoestima, o autoconhecimento entre o corpo docente e discente colaborando assim com a formação ética do estudante”, destacou Elisabeth.

O projeto consiste em três etapas: a primeira está sendo realizada pela professora de Português, Sheila Goes, está trabalhando conceitos sobre respeito, produzindo murais e criando um código de conduta comas os alunos do PROET e suas turmas de 3º anos do ensino médio da manhã. “Este trabalho poderia ser desenvolvido com toda a escola. Trabalhar valores morais com os alunos ajuda-os a crescerem e se conhecerem melhor, além de elevar a autoestima deles. Percebo que estão melhorando muito, valeu a pena”, disse a professora. Os estudantes aprovaram o projeto e iniciativa das educadoras. “O trabalho sobre respeito está sendo muito bom. Estou percebendo a diferença em alguns colegas e também em mim mesma. Depois deste trabalho, percebo que o respeito é fundamental para uma vida de sucesso”, ressaltou a aluna Bárbara Rafaela da turma 3M2.

Os alunos do PRODSC03518ET também estão gostando muito da Disciplina Consciente, aprenderam que ter disciplina ajuda a vencer vários obstáculos na vida. “Estamos sendo mais pacientes com os nossos colegas. Aprendemos que mesmo não concordando com as ideias deles, precisamos aceitar o outro como ele é”, disse a aluna Milene de Souza Lima do 8° ano do ensino fundamental. Gabriel Martins Lacerda também do 8° ano disse que gostou de aprender mais sobre o respeito e de falar suas ideias do que pensa sobre a escola. “Está sendo muito bom, estamos tendo a oportunidade de expor nossas opiniões, que também faz parte do respeito, ouvir o outro”, ressaltou. DSC03516

Junto com o respeito, ainda na primeira fase do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de criarem códigos de conduta. “Foi muito bacana, cada um conseguiu expor sua ideia e ouvir o outro, mesmo não concordando com o que estava sendo falado. Percebi que este trabalho quebrou as panelinhas entre os terceiros anos, pois tivemos a oportunidade de trabalhar questões éticas e morais, criando consciência de valorização humana e tivemos que nos unir para a confecção dos trabalhos, atitude que antes não fazíamos, pois éramos um grupo mais fechado”, declarou a aluna da turma 3M3, Rafaela Cristina.

De acordo com as idealizadoras, a segunda parte começa na semana que vem e será trabalhado os valores discutidos anteriormente como parte integrante da personalidade dos alunos por meios de ações efetivas e exemplos constantes. Além da exibição de dois vídeos: Disciplina x Indisciplina e o filme O preço do desafio. A direção aprovou a ideia e ressalta a importância de trabalhos como este. “Nossa escola tem crescido muito, buscamos cada dia mais melhorar o ensino/aprendizado dos nossos alunos. Este projeto veio a calhar com as nossas necessidades, as professoras organizadoras estão de parabéns”, destacou o diretor da Escola, Adão Luís.

 

 

Veja as fotos do material confeccionado pelos alunos:

Um comentário:

  1. Nós, funcionários, e nossos alunos temos um potencial incrível. Precisamos nos despir de nós mesmos e nós colocar no lugar do outro, as relações humanas são demasiadamente complexas. Na escola nós vivemos os problemas provenientes da convivência com uma intensidade absurda. É fato que a disciplina é fator relevante no processo ensino aprendizagem,conscientizar os alunos, despertar valores adormecidos que venham a contribuir na formação do aluno não é tarefa fácil, mas chega um momento em que precisamos tentar. Espero que os alunos envolvidos no Projeto seja impactados e se tornem multiplicadores."Sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis"

    ResponderExcluir