terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alunos apresentam maquetes celulares comestíveis

Quem disse que nas aulasDSC09649 de Biologia não se pode comer as células estudadas? Claro que não, mas se tratando do trabalho de maquetes celulares das aulas da professora Carla Lúcia, se torna possível ingerir estas células. Isto, porque os alunos levaram a imaginação a fundo e fizeram de uma massa de brigadeiro o núcleo de uma célula, usaram balas para representar as mitocôndrias e confetes para ser a parede celular. Juntaram balas verdes para ser o cloroplasto. Por sinal, ficou muito comestível.

Mas, para deixar a turma com água na boca, outro grupo fez de uma torta salgada uma procarionte. O pessoal nem se importaram em comer esta bactéria. Pois, ao contrário das outras procariotas, seus componentes eram totalmente agradDSC06874áveis ao paladar. As fimbrias foram o macarrão. O pirex da torta foi a cápsula da bactéria, a massa que segundo o grupo foi de empada, se tornou a parede celular. A salsinha representou a membrana e o creme branco o citoplasma, alguns confetes sem sabor fizeram o papel dos ribossomos e o núcleo um recheio de frango, dando movimento à célula, um longo macarrão cumpriu o papel do flagelo. Pronto, agora é só saborear esta bactéria.

A professora gostou muito da criatividade dos alunos e destaca o envolvimento e interesse DSC06868deles. “Dei o trabalho e não imaginava como seria o resultado final. Gostei muito da participação de todos os grupos. Explicaram direitinho o funcionamento das células, estão de parabéns”, elogiou a professora. Os alunos também gostaram da atividade e comentam o quanto se divertiram em realizar o trabalho. “Foi muito legal, tivemos várias idDSC06859eias, mas no final conseguimos organizar nossos pensamentos e então partimos para a prática, foi muito bom e interessante”, disse Felipe Andrade dos Santos. “Depois do trabalho apresentado, esquentamos a torta e dividimos com a sala, foi super legal, a galera curtiu muito”, destacou Rafaela Lima. Além das células comestíveis, outros grupos fizeram a maquete com melancia, fubá e abobrinha. A criatividade esteve em alta em todas as apresentações e a professora ficou surpresa com todos os trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário