terça-feira, 26 de novembro de 2013

EEMAVV visita Tecnofeira do COTEMIG

2013-11-22 14.44.56Na última sexta-feira, 22 de novembro, os alunos da Tecnologia de Informação do Reinventando o Ensino Médio de E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão visitaram a 20º edição da Tecnofeira realizada pelos alunos da 3º série do curso técnico em informática do COTEMIG. Nesta edição, foram mais de 50 projetos expostos. O objetivo da visita, segundo a professora Érica Bianca foi mostrar aos alunos e incentivá-los sobre as diversas possibilidades no segmento da informática. “Muito interessante a exposição, ver a capacidade dos alunos do colégio Cotemig e mostrar aos nossos que eles também podem fazer projetos interessantes como esses reforça ainda mais o objetivo das aulas de TI do Reinventando. Mostra que todos são capazes e basta ter foco e correr atrás dos seus objetivos”, ressaltou a professora Érica.

Os alunos também gostaram do que viram e se sentiram motivados no p2013-11-22 14.33.02rosseguimento do curso. Visitaram vários estandes e ficaram admirados com os projetos e ideias. Um dos grupos expositores chamou a atenção dos alunos, o Infinity Sky. “Gostei de muitos projetos, mas o das pulseiras de comanda eletrônicas foi muito legal, pois nos ajuda a economizar nas baladas já que definimos o quanto vamos gastar e também evita perder dinheiro, sem falar que o cadastro é feito apenas uma vez, muito interessante a ideia, o grupo foi bem criativo e soube explicar direitinho”, destacou o aluno Fabrício da turma 1T2.

De acordo com um d2013-11-22 14.32.39os expositores do grupo, Yuri Xavier Correa, o Sistema de comanda eletrônica Infinity Sky, utiliza pulseiras e um leitor RFID para o controle dos clientes de boates, substituindo a pulseira pelo dinheiro e outras formas de pagamento. “A principal ideia seria o controle financeiro, o cliente pré-estabelece o valor que ele quer gastar, fazendo assim, esse controle, além do pagamento ser mais seguro, uma vez que é uma pulseira e afixada no braço não tem problema em perdê-la, outra vantagem é que o cliente se cadastra apenas uma vez em qualquer estabelecimento integrado ao Infinity Sky e passa a usar dos benefícios do sistema que pode ser inúmeros”, destacou Yuri.

Tanto os alunos, quanto os professores gostaram do evento e já fazem planos para participarem de outras exposições na área de informática e disseram que estarão na próxima edição da Tecnofeira do COTEMIG.

Veja Álbum:

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunos do Valladão são aprovados no CEFET

 

Para os alunos J1002765_559643857406494_108824636_nessé Dias e Rodrigo Resende da turma 1M2 a notícia de que passaram no processo seletivo do CEFET foi muito emocionante. Sentiram satisfação de dever cumprido e também agradeceram a EEMAVV e professores pelos momentos de aprendizagem que fizeram a diferença na hora da prova. “Fiquei muito feliz em saber que passei em 3° lugar no curso de Controle Ambiental do CEFET Contagem, fico muito grato pela EEMAVV, escola onde estudo desde o ensino básico,  agradeço aos professores pela dedicação, em especial a vice-diretora, Raquel Torres, que já foi minha professora de Português, posso dizer que muito do que sou hoje aprendi com ela e também aos colegas que sempre estiveram presente na minha vida, são 12 anos de convivência que jamais serão esquecidos”, destacou o aluno Jessé Dias.Rodrigo

Rodrigo Resende também agradece aos professores e colegas ressaltando a importância de sempre se ter um objetivo na vida. “Agradeço a todos que me ajudaram nessa conquista, a Deus em primeiro lugar por ter me dado forças, foram oito meses sem festas e às vezes noites sem dormir, a EEMAVV faz parte do meu sucesso obrigado a todos”, agradeceu Rodrigo que passou no 12° lugar em Eletrônica no CEFFET BH.

A direção da escola também ficou feliz com a aprovação dos alunos na escola técnica e incentiva os demais a também traçarem objetivos e cumpri-los. “Estamos felizes com a aprovação dos alunos, quando se tem interesse e força de vontade, os sonhos se realizam e para a EEMAVV foi importante participar desse processo de superação, parabéns alunos”, destacou o diretor Adão Luiz.

As aulas se iniciarão no 1° semestre de 2014 e os alunos farão curso técnico e terminarão o ensino médio.

EEMAVV comemora Dia da Consciência Negra

Na última quarta-feiraSAM_1669, 20 de novembro, o dia na Escola Estadual Ministro Alfredo de Vilhena Valladão foi de muita agitação e comemoração. Orientados pelas professoras de história, Paula Ricelle e Eliane Ribeiro, e apoiados pelos demais professores e direção da escola, os alunos deram um show de cultura e respeito ao Dia da Consciência Negra, destaque para a turma 2M3 que houve participação e empenho total nSAM_1670o evento.

As apresentações mostraram uma cultura afro descendente bem como a importância dela e influência no nosso meio cultural. Também questionaram e refletiram sobre a questão do racismo e preconceito quanto aos negros. Foram muitas apresentações e atividades durante o dia, oficinas de pintura e cabelo, teatro sobre a miscigenação, exposição do hino Nacional da África, música ao vivo e apresentações de danças africanas.

1425568_638127949559423_457852070_nA data é em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado no dia 20 de novembro pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia só ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País. O tema foi trabalhado não só em no dia, mas em sala de aula. “A consciência negra tem que ser trabalhada no decorrer do ano a data é co1463630_265960663556829_820108752_nmo um reforço para ressarcir a desigualdade historicamente acumulada. É necessário contribuir na formação do aluno para que ele seja mais reflexivo quanto a questão racial e se esvazie de qualquer forma de preconceitos”, destacou a professora de história Paula Ricelle.

A partir de 9 de janeiro de 2003, a lei N.º 10.639 incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Veja álbum:

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Geometria em Foco

A matemática fazDSC06793 parte da nossa vida e se encontra presente em tudo. Conseguimos vê-la em diferentes objetos, na natureza não é diferente, basta olhar para uma flor e imaginar as possíveis formas geométricas. Pensando nesta perspectiva, a professora de matemática, Elisabeth de Aguiar desenvolveu o trabalho Geometria em Foco para despertar nos seus alunos um olhar geométrico sobre o mundo. “Para que o ensino da matemática aconteça de maneira prazerosa, com DSC06810compreensão de significados, é necessário estimular o aluno a pensar, criar e estabelecer relações, descobrindo sua autonomia de pensamento. O projeto foi proposto a partir desse olhar”, destacou Elisabeth Aguiar.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas, na primeira, os alunos fizeram pesquisa sobre figuras geométricas planas e espaciais, características, elementos, propriedades e relações entre elas. Depois, fizeram um trabalho de campo onde captaram e registraram imagens da natureza ou cotidiano e identificar em cada imagem pelo menos uma figura geométrica plana ou espacial, identificando o nome e principais características. As turmas 1M4 e 1M5 fizeram o trabalho e muitos alunos disseram que foi interessante.