sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Agentes Jovens da tarde se reúnem para traçar metas

DSC06187A coordenadora dos Agentes Jovens da tarde, Mirian Mendes, se reuniu com os Agentes Jovens, na quarta-feira, 18 de setembro, para traçarem metas na recuperação de alunos evadidos. A reunião contou com todos os líderes de turma da tarde mais um representante da manhã e noite. Os alunos puderam discutir sobre os problemas, contar experiências que deram certo e também interagiram com os outros turnos. “Achei a reunião muito interessante, tenho certeza que podemos ajudar os nossos colegas, inclusive já mandei recado no facebook para um e outro, o vi pessoalmente no ônibus e, acabei convencendo-o a voltar para a escola. Também gostei da integração dos agentes, pois ouvimos informações ao mesmo tempo da mesma fonte e não nos sentimos abandonados, uma vez que sou do turno da noite”. Disse o aluno Walif Manan.

Carolina Costa, aluna da tarde, comentou sobre as experiênciDSC06188as vivenciadas e trocadas na reunião. “Foi muito bom, a reunião estava muito organizada, discutimos temas interessantes que estamos vivenciando em nossa escola, me senti motivada a ajudar a diminuir a evasão escolar. Fiquei feliz em ver a galera se empenhando por uma boa causa”, disse. A coordenadora Mirian ressaltou os principais objetivos do encontro. “Discutimos temas como drogas, gravidez precoce e principalmente a evasão. Também foi lançado uma meta em que os alunos aplicarão um questionário para identificação dos fatores agravantes da evasão escolar, desta maneira vamos à raiz do problema”, disse.

Alunos da EEMAVV participam do bate papo do programa Caleidoscópio da TV Horizonte

DSC06331Para alguns estudantes da EEMAVV, a tarde da terça-feira, 24, foi muito interessante. Os alunos participaram das gravações do Calidoscópio da TV Horizonte para o quadro de bate papo que sempre inicia os blocos do programa. Depois da ERaquelscola ter participado como paleteia, os produtores convidaram novamente a EEMAVV, desta vez, para as gravações de um quadro. Os temas do bate papo foram diversos: centenário de Vinicius de Moraes, Pirâmide Financeira, Vida de Punks, Espionagem Digital, Escambo dentre outros. Os estudantes foram acompanhados pela vice-diretora da tarde, Raquel Torres e pela coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria.

Na gravação, participaram alunos da tarde e manhã, eles gostaram da oportunidade e DSC06362agradecem a TV pelo convite. “Foi muito legal, acho democrático poder expressar nossa opinião, ainda mais quando se trata de assuntos tão variados. Não me lembro de nossa escola ter participado de algum programa na TV, é sinal que estamos melhorando”, destacou o aluno Elias Douglas da turma 902. Carlos Henrique e Thalita Lima comentam sobre as gravações. “Foi muito bom, participamos e pudemos expor as nossas ideias, foi uma oportunidade muito legal. Sem falar que a equipe do Caleidoscópio foi muito legal” destacaram.

A vice-diretora da tarde, Raquel Torres, que acompanhou com os meninosDSC06390 durante todo o processo parabenizou todos que se empenharam para as gravações. “Foi um dia de muita correria, mas satisfação. Vi, mais uma vez, que o trabalho em equipe e comprometimento ajudou a ter um bom resultado. A escola estava diferente! E podemos ser sempre assim, mostrando nossa capacidade de organização, de colaboração e desprendimento em prol de um grupo de adolescentes que são muito bons, precisam somente de uma orientação em direção a oportunidades até então impensadas ou coibidas pela situação social que vivenciam”, destacou a vice-diretora.

O PROGRAMA

Com aDSC06342 palavra, os jovens: aqui discutimos temas como política, economia, comportamento, novas mídias, relacionamento e cultura, em um debate dinâmico e democrático. A cada programa, uma atração musical sobe ao palco do Caleidoscópio e anima o papo. Os telespectadores também são convidados a participar, por telefone, e-mail, chat e Twitter. Um dos poucos programas de auditório realizado ao vivo em Minas Gerais, o Caleidoscópio está na grade da TV Horizonte desde 2001. Transmitido às segundas, quartas e sextas, às 17h, o programa conta sempre também com a participação de jovens na arquibancada.

 

Vejam fotos:

Alunos da manhã agitam a EEMAVV com movimentos corporais de partes distintas do corpo

DSC06521Nesta última sexta-feira, 27 de setembro, os alunos da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão tiveram aulas diferentes. A manhã foi de muita música, movimento, ritmo, animação e empolgação. Em uma saudável competição entre todas as turmas do turno, a professora de Educação Física, Rosemary Aparecida, organizou juntamente com os demais professores uma apDSC06508resentação de dança com movimentos de diferentes partes do corpo. “Foi muito legal, o objetivo foi mostrar aos alunos que cada parte do nosso corpo é importante, além de trabalhar a competitividade saudável, pois na vida estamos competindo o tempo todo. Também o companheirismo e a força de vontade”, ressaltou a professora.

DSC06503Os alunos destacaram a importância da Escola realizar este tipo de evento. “Foi massa deDSC06502mais, a escola fica mais legal, pois aliamos os estudos às atividades que realmente nos interessam. Os professores estão de parabéns”, disse Michaela Leslen da 1M3. No decorrer da manhã foram várias apresentações de modalidades diferentes: um grupo apresentou uma coreografia envolvendo partes do joelho para baixo, outro só os braços e as mãos e o terceiro a metade do corpo, as partes inferiores. Todas as apresentações foram avaliadas nos critérios de vestuário, criatividade, compromisso e sincronia.

Os ritmos foram os mais variados possíveis: samba, axé, gospel, música infantil dentre outros. CaDSC06500da grupo com sua criatividade e ousadia. “O nosso grupo apresentou a música Perfeito Sacrifício de Rafaela Pinho, combinamos pintar a cara porque nos lembra mímica e como vamos trabalhar libras e estes sinaisDSC06507 fazemos com as mãos, então achamos que ficaria legal pintar a cara”, disse a aluna Lilyan Naiara da 3M1. Rafaela Cristina da 3M3 também gostou muito das apresentações e comentou sobre os ensaios do seu grupo. “O meu grupo apresentou a música As mãos de Patati Patata, gostamos muito de ter ensaiado e também nos fez relembrar coisas da infância”, destacou.

DSC06557A direção da Escola gostou muito do que os alunos apresentaram. “Estes meninos sempre nos surpreendem, as apresentações ficaram ótimas, gostei muito. Escola tem que ter movimento, tem que atrair os alunos, aprender é algo gostoso e tambémDSC06545 sedutor. Movimentos como estes ajudam na interação aluno e professor e principalmente no relacionamento entre os próprios alunos”, destacou a vice diretora da manhã, Rute do Carmo. No final, os jurados, que foram os próprios professores, somaram a pontuação e anunciaram os vencedores que como prêmio ganharam ingressos para o cinema.

Vejam fotos:

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Professores do turno da manhã da EMAVV participam de palestra sobre relacionamento interpessoal

549055_607381659300719_1464558185_nAconteceu nesta sexta-feira, 20/9, na E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão, uma palestra com o professor Willian Magalhães sobre relacionamento interpessoal. O evento foi promovido pela coordenação do Projeto Jovem de Futuro da EEMAVV com o objetivo de mostrar aos particip1239950_607381009300784_1232297219_nantes a importância da convivência em grupo, bem como o conhecimento dos próprios sentimentos, emoções, processo de pensamento e a autorreflexão. “Sempre é bom ouvirmos palavras que nos incentivam a ter mais confiança e também que aumentam a nossa autoestima. Pensando nisso, resolvemos promover algo diferente para os nossos professores.  Não conhecia a palestra e achei interessante o modo como o tema foi abordado”, ressaltou Andréia Xavier.

539728_607380895967462_1434900513_nO palestrante gostou da recepção do público e destacou a importância da Escola investir na formação e relacionamento do grupo. “Gostei muito do pessoal, percebi o quanto estavam interessados e concentra1236971_607381852634033_2120967548_ndos. Trabalhar respeito, confiança, autoestima dentre outros temas ajuda no relacionamento interpessoal das pessoas e como isso  em um ambiente de trabalho mais agradável”, disse Magalhães. No final da palestra, foi feita uma dinâmica com os professores com o Kit da felicidade onde eles ganharam objetos que de acordo com a vice-diretora, Rute do Carmo, são indispensáveis para uma vida abençoada e feliz.

Veja fotos:

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alunos apresentam maquetes celulares comestíveis

Quem disse que nas aulasDSC09649 de Biologia não se pode comer as células estudadas? Claro que não, mas se tratando do trabalho de maquetes celulares das aulas da professora Carla Lúcia, se torna possível ingerir estas células. Isto, porque os alunos levaram a imaginação a fundo e fizeram de uma massa de brigadeiro o núcleo de uma célula, usaram balas para representar as mitocôndrias e confetes para ser a parede celular. Juntaram balas verdes para ser o cloroplasto. Por sinal, ficou muito comestível.

Mas, para deixar a turma com água na boca, outro grupo fez de uma torta salgada uma procarionte. O pessoal nem se importaram em comer esta bactéria. Pois, ao contrário das outras procariotas, seus componentes eram totalmente agradDSC06874áveis ao paladar. As fimbrias foram o macarrão. O pirex da torta foi a cápsula da bactéria, a massa que segundo o grupo foi de empada, se tornou a parede celular. A salsinha representou a membrana e o creme branco o citoplasma, alguns confetes sem sabor fizeram o papel dos ribossomos e o núcleo um recheio de frango, dando movimento à célula, um longo macarrão cumpriu o papel do flagelo. Pronto, agora é só saborear esta bactéria.

A professora gostou muito da criatividade dos alunos e destaca o envolvimento e interesse DSC06868deles. “Dei o trabalho e não imaginava como seria o resultado final. Gostei muito da participação de todos os grupos. Explicaram direitinho o funcionamento das células, estão de parabéns”, elogiou a professora. Os alunos também gostaram da atividade e comentam o quanto se divertiram em realizar o trabalho. “Foi muito legal, tivemos várias idDSC06859eias, mas no final conseguimos organizar nossos pensamentos e então partimos para a prática, foi muito bom e interessante”, disse Felipe Andrade dos Santos. “Depois do trabalho apresentado, esquentamos a torta e dividimos com a sala, foi super legal, a galera curtiu muito”, destacou Rafaela Lima. Além das células comestíveis, outros grupos fizeram a maquete com melancia, fubá e abobrinha. A criatividade esteve em alta em todas as apresentações e a professora ficou surpresa com todos os trabalhos.

EEMAVV participa do programa Caleidoscópio

DSC06133Os estudantes do Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Alfredo de Vilhena Valladão participaram nesta última terça-feira, do programa Caleidoscópio da TV Horizonte. Acompanhados pela vice-diretora, Raquel Torres e coordenadora do Reinventando, Cidália Maria, os alunos disseram que foi muito bom. “Gostei muito do programa, o apresentador interage muito com a plateia, e eu acabei participando, respondendo uma pergunta, na hora dá um friozinho na barriga por causa da câmera, mas depois a gente acostuma”, disse a aluna Beatriz Perugini.

A coordenadora do Reinventando gostou da participação dos alunos. “Os meninos se comportaram muito bem, estou orgulhosa deles, estão de parabDSC06161éns”, ressaltou Cidália. Durante o programa, a professora Andréia Xavier, mandou mensagem via facebook para os alunos e estes fizeram festa em saber que ela estava os acompanhando pela televisão. O tema, discutido no programa foi namoro grudento e assunto não faltou para debater. Além de dois profissionais, um psicólogo e filósofo que esquentaram ainda mais as discussões e para aliviar uma banda de Rock. “Minha participação foi tranquila, pois vivencio este tema desde quando comecei a namorar, sei exatamente o que é ter um namoro grudento, embora eu não seja, mas a minha namorada é”, destacou o aluno Gustavo Rafhael.

Vejam as fotos:

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

EMAVV no Caleidoscópio

Calei2Não percam, os alunos da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão participarão nesta segunda feira, 16 de setembro, do programa CALEIDOSCÓPIO na TV Horizonte, às 17h. Canal 19 UHF, 22 NET e 24 OITV.

Vencedor do concurso mascote da matemática comemora premiação do FAPP do PJF

PIICom apenas 5 votos de diferença, Mateus Henrique, criador do Mr. PI ganhou o concurso de Mascote da Matemática da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão promovido pela professora Elizabht. A premiação foi um vale presente da Livraria Leitura no valor de R$150,00.  O Projeto faz parte do Fundo de Apoio de Projetos de Professores do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco (FAPP).  Os alunos tiveram aproximadamente uma sema para a votação que aconteceu na internet na página do Facebook da Escola. Mateus se inspirou em um gato para fazer o mascote, segundo ele, são animais inteligentes e espertos. “Não ia participar do concurso, mas meus colegas me incentivaram e me convenceram. Sempre gostei de gatos, fiz o desenho mais jovial porque é para a Escola. O nome me veio devido ao símbolo Pi (π) então o batizei de Mr. Pi”, explicou.

De acordo com a Wikipédia, na matemática, π é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro P e diâmetro D então aquele número é igual a p/d e é representado pela letra grega π.  A coordenadora do PJF, Andréia Xavier, parabeniza os professores pelos projetos apresentados e executados e o vencedor do concurso. “Fico feliz com a participação dos alunos e professores, um dos nossos objetivos é promover a interação e participação entre alunos e funionários, com a votação muitos participaram e foi muito boa a iniciativa”, ressaltou.

Alunos do turno da noite da EMMAV participam de palestra sobre machismo na sociedade capitalista

foto 2Na última terça feria, 3 de setembro, no turno da noite, os alunos da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão tiveram a oportunidade de assistirem uma palestra promovida pelo Movimento Mulheres em Luta. Ministrada pela integrante do grupo, Ana Letícia Godoy, o objetivo do evento foi levantar nos alunos questionamentos quanto ao machismo no dia a dia e o papel da mulher  na sociedade, que de acordo com as foto 3organizadoras, professora Stenia e a supervisora da noite Marilaine, está velado e naturalizado e. “Hoje em dia, as mulheres têm diversas funções: cuidam de filhos, marido e casa além de trabalhar fora, muitas delas são chefes de famílias e assumem toda a responsabilidade. Diante desta realidade, queremos mais políticas públicas, que a sociedade atenda esta nova demanda da mulher que trabalha fora, é necessário termos creches de qualidade para nossas crianças, mais investimentos sociais em saúde, educação, transporte e moradia. Precisamos de reconhecimento no mercado de trabalho, sendo tratadas em pé de igualdade”, destacou uma das organizadoras, a professora de História, Stenia Jourink .

foto 6A professora também argumenta que a escolha de fazer a palestra no turno da noite foi proposital. De acordo com Stenia, o público alvo foi as alunas do EJA. “Se estão fazendo EJA é porque, de certa maneira, a educação no tempo hábil lhes foi negada. Seja por uma situação inusitada ou por afoto 4dversidades, tiveram que interromper os estudos ou até mesmo não tê-los feito e agora estão recuperando o tempo perdido. Talvez com dificuldades maiores, por estas serem mães, donas de casas, esposas, e profissionais. Nosso objetivo nestfoto 7e trabalho é orientar e ajudar nossos alunos a pensarem de forma crítica e consciente. Ajudando-os a compreenderem melhor os fenômenos sociais para que possam se posicionarem e saberem reivindicar melhor seus direitos”, disse Stenia. Logo após o evento, houve um coquetel com música ao vivo com as cantoras Amanda e Flávia.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Odeio os indiferentes

 

Antonio Gramsci

"Odeio os indiferentes. Como Frederico Hebbel, acredito que ‘viver é tomar partido’. Não podem existir apenas homens, os estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário.

Indiferença é abulia, é parasitismo, é covardia, não é vida. Por isso, odeio os indiferentes. A indiferença e o peso morto da História. É a bola de chumbo para o inovador, é a matéria inerte na qual frequentemente se afogam os entusiasmos mais esplendorosos.

A indiferença atua poderosamente na História. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade, é aquilo com o que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mais bem construídos. É a matéria bruta que se rebela contra a inteligência e a sufoca. O que acontece, o mal que se abate sobre todos, o possível bem que um ato heróico (de valor universal) pode gerar, não se deve tanto à iniciativa dos poucos que atuam, quanto a indiferença de muitos.

O que acontece não acontece tanto porque alguns o queiram, mas porque a massa de homens abdica de sua vontade, deixa de fazer, deixa enrolarem os nós que, depois, só a espada poderá cortar; deixa promulgar leis que, depois, só a revolta fará anular; deixa subir ao poder homens que, depois, só um sublevação poderá derrubar.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PJF na EEMAVV promove visita dos 3ºs anos no Inhotim

DSC05759Na última terça-feira, 2 de setembro, os terceiros anos da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão fizeram uma visita em Inhotim. A visita foi livre e todos aproveitaram o momento para conhecer o local, apreciarem as obras de arte expostas e desfrutar da natureza. Os alunos, que neste ano estão se formando , gostaram muito da visita e disseram que aprenderam mDSC05973uito. “Foi muito legal, me divertir muito. Conheci até pessoas de outros países. Excursão como esta deve acontecer sempre, é um momento para nos divertimos e também aprendermos mais. Tive a oportunidade de falar inglês com um casal de estrangeiros, foi muito bom, pois desde a 7° série treino inglês três horas por dia, além de fazer cursinho, pois vou ser aeromoça ”, destacou a aluna Camila Silva Garcia da 3M1.

DSC05762Os professores que os acompanharam também gostaram da visita e destacam a importância do Projeto Jovem de Futuro na Escola. “O Projeto é muito bom, temos a oportunidade de desenvolver projetos fantásticos patrocinados pelo Instituto Unibanco. Levar os alunos no Inhotim, conversar com eles sobre biologia, arte contemporânea e dá o privilegio para eles conhecerem o maior museu de arte a céu aberto do mundo é muito bom”, ressaltou Rute do Carmo, umas das professoras acompanhantes.