sexta-feira, 28 de junho de 2013

Valladão promove feira de cultura sobre esportes

DSC03981Na última sexta-feira, 28 de junho, a E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão promoveu a I Feira de Cultura Esportiva com o tema: Esporte, Saúde e Política, uma forma crítica de bem estar. De acordo os organizadores, o evento precede a Superação deste ano que está relacionada ao esporte. “Um dos objetivos do evento foi fazer uma chamada para a Superação do Projeto Jovem de Futuro que está relacionada aos esportes. Também aproveitamos para chamar a atenção dos alunos sobre a atualidade e a questão do país sediar alguns dos principais eventos esportivos do mundo: a Copa das Confederações, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, nada mais viável do que trazer estes temas para serem debatidos em sala de aula”, destacou Rute do Carmo, uma das organizadoras.

DSC03954Todos os professores  envolveram e se empenharam para a feira. A educadora Sheila Góes destaca a importância do tema trabalhado com os seus alunos. “Nosso tema foi sobre Olimpíadas e Paraolimpíadas, fizemos um trabalho de pesquisa e depois produzimos textos. Os alunos gostaram de conhecer sobre a história dos jogos Olímpicos e também aproveitei o tema para trabalhar a questão da unidade entre os continentes, a importância do trabalho em equipe e respeito pela opinião dos outros”, destacou Sheila.

DSC04018A turma 3M1 gostou do tema trabalhado e destaca a relevância do trabalho desenvolvido. “Nós trabalhamos com o tema Esporte e Política, foi muito interessante pesquisar e aprofundar mais ainda sobre o que está sendo discutido no país inteiro, no que tange as políticas e públicas e os manifestos que estão se alastrando pelo Brasil”, ressaltou o aluno Franklyn Andresen do terceiro ano do ensino médio.DSC03987

Cada turma ficou com um tema e dois professores orientadores. Os assuntos abordados foram: Futebol no Brasil e no Mundo, Esportes Radicais, Esportes Orientais, Política e Esportes, Olímpiadas e Paraolimpíadas, Copa das Confederações e do Mundo, Ginástica Olímpica, VôDSC03977lei e Futsal, Esportes Aquáticos, Esporte e Saúde. A direção da Escola agradece todos que se envolveram no processo e parabeniza os alunos pelo desempenho. “Foi muito bom, os meninos mostraram bastante criatividade, a escola ficou bem movimenta. Acredito que trabalhos interdisciplinares como este contribui muito para o crescimento intelectual e senso crítico do aluno”, destacou o diretoDSC04002r Adão Luiz Gonçalves. A coordenadora do PJF, Andréia Xavier, também parabeniza a iniciativa. “Começamos bem, os alunos estão de parabéns. A expectativa é que a superação seja surpreendente assim como a feira”, disse.

Agora no turno da tarde, os alunos também se movimentam e fecham os últimos detalhes para o trabalho. Eles também pesquisaram sobre os mesmos temas e vão expor seus trabalhos.

Veja as fotos da feira:

Aulas de Turismo com charges atraem os alunos do Reinventando

996185_555424594495087_1715048316_nA professora da turma de Turismo do Reinventando o Ensino Médio, Rute do Carmo, deu uma aula só de interpretação de charges relacionadas ao turismo no país. De acordo com a professora, o principal objetivo foi trabalhar o conceito crítico do turismo. “Fiz uma seleção de 25 charges e cada uma delas abordava temas diferentes sobre o Brasil. Os alunos interpretaram o texto exposto e apontaram os principais questionamentos. Gosto de aplicar atividad1040797_555426411161572_896399130_oes mais reflexivas por instigar o senso crítico do aluno”, destacou.

Para a aluna Monique Silva, da turma 1T1, aulas como esta ajuda não só entender a dinâmica do turismo, mas também a entender assunto1005049_555425977828282_561019898_ns relacionados à atualidade. “Trabalhar com charge é muito bom, por meio delas aprendemos e vimos muita coisa interessante sobre política, população e corrupção. Gosto do tom irônico das Charges”, apontou a aluna.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Alunos do 9° do Valladão tiram melhor nota do PROEB/2012 na região

DSC03941

Os professores e direção da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão estão orgulhosos com os alunos do 1° ano que fizeram no ano passado, 2012, a prova do PROEB (Programa de Avaliação da Educação Básica) de Português e Matemática. De acordo com a vice diretora do turno da tarde, Raquel Torres, o resultado refletiu no trabalho de conscientização que fizeram com os alunos. “Estou muito orgulhosa, antes de eles fazerem a avaliação, explicamos como seria a prova, a importância de se prepararem para o teste e como seria o impacto do resultado na Escola. Também pude acompanhá-los de perto, dei aula de Português para essa turminha durante 3 anos e eles sempre foram bons alunos”, destacou Raquel.

Os alunos também ficaram felizes com a nota e disseram que valeram a pena todo esforço. “Pela primeira vez, fizemos uma prova conscientes da importância que a avaliação representa. Explicaram-nos para que serve e o que é o PROEB, sem falar que nossa escola estava com a moral caída e agora, nós alunos, estamos tendo a oportunidade de mostrar que o Valladão tem ensino de qualidade. Os professores nos incentivaram e estudaram conosco. No dia da prova, ganhamos lanche e a galera veio em peso, foi muito bom”, disseram os alunos Tayná Cristina, Crislaine Adriele e Jessé Dias que fizeram o PROEB no ano passado.

O resultado da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão comparado com o índice de Proficiência no estado de Minas Gerais em Matemática esDSC03940tá na média e cresceu 27,59% referente a 2011. Já em Português, a média está acima do estado (258,27) enquanto que  no estado a média foi  de 254,45. A direção da Escola parabeniza os alunos pelo esforço e competência e também os professores pela iniciativa e trabalho em equipe.

PJF do Valladão promove almoço entre amigos

DSC03874No último sábado, 22 de junho, os professores da E. E. Ministro Alfredo  de Vilhena  Valladão compartilharam de um momento de descontração e diversão no Restaurante Celeiro de Minas. O almoço foi promovido pelo Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Muitos aproveitaram o momento para apreciarem uma boa comida, bate-papo, fazer novas amizades, rever as antigas e, claro, iniciar uma paquera. A coordenação do PJF ficou satisfeita com a participação e agradece a presença de todos. “É um prazer promover eventos como este que estimula e renova a amizade. Agradeço pela presença de todos que participaram, a pesar de nossas diferenças, somos a família Valladão”, destacou a coordenadora Andréia Xavier do PJF na Escola. DSC03872

No final, houve a segunda edição do amigo flor e muitos se encantaram com a beleza das Azaleias, Begônias e Violetas que enfeitavam as mesas e depois foram entregues com um abraço aos participantes do amigo flor. “Gostei muito, ganhei lindas Begônias. A coordenação do PJF está de parabéns, eventos como este fazem a diferença na Escola. Pois, os professores ficam mais unidos”, destacou Cidália Maria, coordenadora do Reinventando o Ensino Médio no Valladão.

Veja fotos do evento:

terça-feira, 18 de junho de 2013

GABARITO SIMULADÃO de Sábado (15/6)

Ciências da natureza e suas tecnologias

1

C

2

D

3

E

4

E

5

B

6

D

7

C

8

E

9

A

10

B

11

C

12

C

13

E

14

C

15

E

Ciências humanas e suas tecnologias

16

C

17

A

18

C

19

B

20

C

21

A

22

C

23

D

24

D

25

B

26

A

27

D

28

B

29

C

30

A

Linguagem, códigos e suas tecnologias

31

A

32

D

33

A

34

E

35

B

36

B

37

A

38

E

39

B

40

A

41

D

42

B

43

C

44

B

45

E

Matemática e suas tecnologias

46

D

47

C

48

D

49

C

50

C

51

D

52

A

53

B

54

B

55

C

56

A

57

C

58

B

59

D

60

C

Alunos do Valladão realizam simuladão do Enem

simuladao-enem-online

No último sábado,(15/6), os alunos do Ensino Médio da E. E. Ministro Alfredo Vilhena Valladão fizeram o simuladão do Enem. A prova foi baseada no ENEM e as questões, elaboradas pelos próprios professores, comtemplaram os quatro tópicos: Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Linguagem, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A direção da Escola ficou muito feliz com a participação dos alunos e comenta a importância do simulado. “Temos a missão de ensinar e preparar os nossos alunos para entrarem na universidade. Hoje em dia, o Enem os capacita para as faculdades, inclusive as federais. Quem veio fazer a prova levou a sério a responsabilidade e isto nos deixou felizes enquanto educadores, pois tivemos a responsabilidade e carinho de preparar as questões”, destacou a vice diretora do turno da manhã, Rute do Carmo.

As provas já foram corrigidas e os três primeiros colocados ganharão um par de ingressos para o cinema. No primeiro lugar a aluna Nayara Tomaz da 3M2 do turno da manhã, em segundo o aluno Diego Augusto da 3M1 e no terceiro o aluno Vinícius Viana 2EJA3 da noite da EJA. De acordo com a direção, haverá outro simuladão no mês de julho e ainda dá tempo de estudar e participar. A comissão que corrigiu a prova chama a atenção dos alunos para terem mais atenção ao preenchimento do gabarito. De acordo com os organizadores muitos alunos marcaram com um x as respostas, ao invés de colorir segundo orientações, outros marcaram numeração não correspondente aos números e alguns se esqueceram de assinar a folha de resposta. “Em vestibulares, concursos públicos e Enem erros como estes podem anular a prova. Não se esqueçam de ler as orientações sobre a prova”, ressaltou equipe organizadora.

Alunos do Valladão visitam Espaço Oi Futuro

oi-acontece-teatro-bh-e1328277197216Alunos da Comunicação Aplicada e da Tecnologia da Informação do Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Alfredo de Vilhena Valladão visitaram nos dias 24 e 28 de maio, o Espaço Oi Futuro. Conheceram o Museu das Telecomunicações e tiveram um momento para bate papo com os instrutores do local. A aluna Michaela Leslen da Sliva da 1M3 gostou d6471_jogosinterativosa visita e ficou encantada com a tecnologia do Espaço Oi. “Foi muito interessante ver a evolução dos meios de comunicação desde o mais antigo ao mais atual e moderno. No final teve debates, foi muito legal”, disse a aluna. Outro aluno que gostou muito da visita foi o Davi Campos da 1M2 da Tecnologia da Informação. “Aprendi muito, a tecnologia é muito legal, não imaginava que a Oi tinha um museu tão bacana sobre a comunicação”, ressaltou Davi.

0581_757x426-474x266A coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria, comenta a importância dos alunos conhecerem lugares interativos como o da Oi. “Acredito que visitas interessantes como esta que os alunos fizeram, ajudam a entenderem melhor a proposta dos cursos de empregabilidade do Reinventando, além de contribuírem para motivação a continuar com os estudos”, destacou a coordenadora.

 

Veja fotos:

A farsa do jovem: curtir a juventude

balada_bx_shutterstockSempre lemos e ouvimos sobre curtir a vida enquanto é novo, aproveitar a juventude etc. Vemos em filmes e novelas jovens curtindo festas, viagens, paqueras, sexo em abundância. E nem precisa puxar muito da memória não, basta lembrarmos de filmes como “American Pie”, “Curtindo a Vida Adoidado” e novelinhas teen como “Malhação” e ”Rebeldes”. O modelo que se mostra sempre é de adolescentes pegando várias garotas, viagens alucinantes, bebedeiras em festas em que todos se dão bem. Tudo perfeito, lindo e maravilhoso se não fosse por um detalhe: tudo isso não passa de uma grande farsa.

Em primeiro lugar, um cara na faixa dos 16 anos dificilmente terá condições financeiras para viver essa curtição toda. Digo isso por três motivos: primeiro porque, na grande maioria dos casos, nenhum trabalha. Segundo porque sem dinheiro ele não terá status para atrair mulheres e em terceiro teria que ter muita grana a disposição para curtir todas aquelas farras mostradas em filmes e novelas. Portanto, exceto filhos de empresários ricos, um jovem comum tem pouco a curtir dentro deste contexto financeiro.

Outro fator importante é que, além do fator financeiro, pesam a pouca idade e experiência contra os jovens na lida com as garotas de mesma idade ou até inferior. Todos nós aqui sabemos que as mulheres jovens sempre se interessam por caras mais velhos, vividos e com certo destaque. Um cara comum na faixa dos 16 anos provavelmente terá pouquíssimas opções, pois as garotas de sua idade nem os enxergará e as mais novas muito provavelmente também estarão disputando com as outras mais velhas os destacados mais experientes.

O elemento mais importante aqui é que de fato quem curte mesmo sua juventude são as mulheres e alguns homens destacados. Por menor que seja sua barganha física/estética o fato de ser do sexo feminino e estar no frescor da idade são argumentos mais do que suficientes para ter uma legião de homens aos seus pés oferecendo um mundo de diversão, festas, viagens a pouco ou zero custo a elas. Isso é um dos fatores que explica o porquê a maioria das garotas novas não levar compromissos de namoro à sério e/ou não ficar muito tempo dentro de um nessa fase e só passam a se preocupar com isso quando passam dos 30 anos.

É exatamente aqui onde eu quero chegar. Um cara com seus 16 anos nada mais tem que ter como prioridade o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Tem que enfiar sua cara de cavalo espinhenta nos livros, estudar, fazer concursos, tentar entrar em uma boa faculdade, conseguir um bom emprego o quanto antes. Paralelo a isso fazer uma academia e cuidar melhor de si e de sua saúde. Eu particularmente considero que o período de ouro na vida de um homem é dos 16 aos 25 anos. Dentro desta fase ele deve focar totalmente seus esforços nos estudos e formação. Como diria meu honrado pai, “perca 10 anos de sua vida estudando e ganhe o resto depois para usufruir seu esforço”. Se após isso ele não tiver feito nada será bem mais difícil, pois a motivação e o foco a partir daí começam a serem outros. E as chances de acabar em um subemprego para sustentar a “Patroa” e os filhos morando de aluguel no subúrbio serão bem maiores.

Obviamente que você não precisa se tornar um retardado mental antissocial trancado em um porão só estudando, respirando mofo e comendo fandangos. Claro que é sadio sair com amigos, ir a uma academia, pegar umas garotas que aparecerem. Mas a sua prioridade número 1 será a sua formação acadêmica e profissional, nunca se esqueça disso.

Não, não devemos curtir intensamente a juventude. A juventude é um período muito curto para quem quer de fato aproveitar bem a vida com responsabilidade consigo mesmo sem se deixar influenciar por terceiros ou falácias. Um conhecedor da Real deixa a juventude para os fracos e débeis curtirem, pois ele irá aproveitar o resto da sua vida usufruindo de todo seu esforço e suor da juventude, irá ver os que caçoaram dele enquanto estudava e corria atrás de seus interesses enfiados em empreguinhos de merda e as garotas que o desprezou toda embarangada após anos de farras/bebedeiras/orgias com Cafas e amigas vadias suspirando atrás dele. Mas ele não terá muito tempo para observar isso pois há uma longa vida pela frente para aproveitar com bom emprego, dinheiro no bolso, bom físico, consciência tranquila e futuro garantido.

Autor desconhecido. Fonte forum mundo realista. Post voltado para homens.

Por Carlos Henrique

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jogos Intercolegiais chegam as semifinais

Com vitória no vôlei e no futsal Valladão garante segurança para os jogos de volta, classificatórios para a final.

Na última quinta-feira, 13 de junho, aconteceram os jogos de ida do Campeonato Intercolegial na E. E. Celso Machado. No futsal, o Valladão ganho por 6 a 1 da Escola Estadual Alberto Delpino. Com 3 gols do aluno Patrick Júnio , 2 do aluno Janderson e 1 de Felipe Gomes . O jogo foi bastante disputado, mas no final o Valladão acabou levando a melhor.

Já no vôlei o Valladão ganhou por 3 sets a 1. Ficando 15 a 13 no primeiro para o Delpino e virando o jogo, o Valladão ganhou o segundo por 17 a 15 , o terceiro por 15 a 6 e o último por 15 a 12 .

A data e local para os jogos de volta ainda não foram definidos.

Vem aí Arraial do Valladão

decoracao-barraca-festa-junina-2-399x300

A tradicional festa julina do Valladão acontecerá no sábado, 13 de julho a partir das 15h. O evento será cheio de novidades: jogos, danças, comidas típicas e bastante azaração. Fique atento à programação e não perca esta diversão!

images

Valladão aplica simuladão do Enem

 

simuladao-enem-onlineCom objetivo de preparar melhor os alunos para o Enem deste ano, a E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão organizou um simuladão para todos os alunos do ensino médio. A iniciativa partiu da vice-diretora da manhã, Rute do Carmo, e contou com a participação dos professores, desde a organização das provas quanto a aplicação e correção. “Sou coordenadora dos Agentes Jovens do Projeto Jovem de Futuro e promovemos na escola uma campanha para os alunos fazerem as inscrições para o Enem. O resultado foi bastante positivo, então resolvemos criar o simuladão para os alunos”, ressaltou a vice-diretora.

Os alunos fazem as provas, amanhã, 15/6 e de acordo com a direção da Escola a previsão do resultado é para a semana seguinte, a partir da quarta-feira, 19 de junho. A coordenadora do Projeto Jovem de Futuro, Andréia Xavier, parabeniza a iniciativa da direção. “Ajudar os alunos dos 3ºanos a focar no Enem é contribuir com o sonho de muitos que pretendem cursar uma faculdade. O PJF também promoverá a partir de agosto oficinas de redação para vestibulares e aulas especiais focas somente em questões de Enem e vestibulares”, disse Andréia.

O amor está no ar

8514_550836724953874_1530450832_nNo dia 12 de junho, na quarta-feira, nos dois últimos horários, no turno da manhã, os alunos da E.E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão, puderam curtir violão e voz dos melhores hits românticos. A iniciativa foi do aluno Ronny da Costa do 2° ano do ensino médio. Ele organizou a galera e soltou a voz. Outros estudantes também mostraram o talento para a música: Cristian, Vinícius, Gustavo, Felipe, Laiene, Wesley e o Inácio. Quem aproveitou mesmo a iniciativa e curtiu o clima, foram os casais apaixonados que prestigiaram o som dos colegas. 1005055_550923348278545_424290086_n

A bibliotecária da escola, do turno da manhã, Elenice, também entrou no clima, pregou corações nas paredes da biblioteca com mensagens apaixonadas. A direção parabenizou os alunos pela iniciativa. “Escola também é lugar de revelar talentos. Atividades como esta integram os alunos e os incentivam a produzir projetos culturais para deixar Escola mais legal”, ressaltou a vice diretora, Rute do Carmo.

1011173_550838438287036_802197718_nDe acordo com o site Brasil Escola, em informação produzida pela pedagoga Jussara de Barros, o surgimento do dia dos namorados foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.

Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.1010196_550843581619855_924007538_n

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados. A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados no país.

Coordenação do PJF repassa resultado da prova somativa para os alunos

Na terça-feira, 7/5, a coordenadora do PJF, Andréia Xavier, repassou para os alunos do 3° ano do ensino médio, o resultado da prova somativa que eles fizeram no final do ano passado, quando estavam no 2º ano do ensino médio. O repasse foi feito na sala de vídeo com uma sala por vez. Mostrou para cada sala a média geral da prova, depois a individual e comentou sobre a nota de cada um.

De acordo com a coordenadora, o resultado melhorou comparado com a prova somativa de 2011. Disse que a média da Escola havia subido e os alunos melhoraram a proficiência. Na oportunidade, chamou a atenção para eles levarem mais a sério os estudos. Propôs um desafio para cada aluno aumentar a sua média na prova somativa deste ano, além de incentivá-lo a fazer o Enem e depois se inscreverem no Prouni.

Os estudantes gostaram do desafio e muitos ficaram animados ao saberem que a nota de modo geral aumentou e por tanto melhoraram. No final, anunciou uma premiação para os que tiraram as maiores notas tanto em Português quanto em Matemática e ressaltou que aqueles que não serão premiados, poderiam ser no ano seguinte, se dedicassem mais aos estudos.

A prova somativa faz parte das avaliações das estratégias do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco implantado na E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão no início de 2011. Um dos principais objetivos do PFJ é acompanhar um determinado grupo de alunos do ensino médio em suas três séries (1°, 2° e 3ºano) com estratégias metodológicas para o aumento da proficiência e combate a evasão escolar.

No início do Projeto, os alunos dos 1º anos fizeram uma prova diagnóstica para identificação das defasagens que eles têm em Português e Matemática. Depois de apontados os principais problemas, uma das metodologias do Projeto, o Entre Jovens, entrou em ação. Foram contratados tutores de Matemática e Português, que são estudantes universitários, jovens como os alunos, para resgatarem conteúdos bases destas matérias. Esta metodologia aconteceu nos dois anos do projeto (2011 e 2012), neste ano, 2013, o foco é a preparação dos alunos para o Enem. A coordenadora, conta que estão previstas ações estratégicas de aulas aos sábados tanto de Português quanto de Matemática focadas em questões do Enem e vestibulares.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Alunos do Valladão montam jornal mural

DSC03783Depois de uma capacitação, promovida pelo projeto Reinventando o Ensino Médio, alunos da E. E. Ministro Alfredo Vilhena Valladão montam jornal mural. De acordo com a aluna, Luana Laila, o jornal chama-se Muralha devido a relação que tem com Muro e Mural. O jornal é atualizado semanalmente. Na primeira edição, traz como destaque a promoção de acessar e compartilhar o Blog da Escola. Além de relatar uma aula diferente da professora Adréia Xavier, da turma de TI do Reinventando.

Turma do Turismo confecciona Guias Turísticos

 

DSC03650Os alunos da turma 1T1 do Projeto Reinventando o Ensino Médio, da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão, orientados pela professora de Inglês, Luzia Guimarães, elaboraram um Guia Turístico sobre as principais cidades históricas de Minas Gerais. De acordo com a professora, estudar turismo além de conhecer lugares interessantes, proporciona aprofundar mais sobre a história do Brasil.

Os alunos gostaram muito do DSC03818trabalho, acharam interessante confeccionar os Guias. “Foi muito legal, aprendemos muito sobre as cidades históricas, queremos agora visitá-las”, ressaltou a aluna Indiara. A professora também destacou sobre a importância cultural destas cidades históricas. “Parte do acervo cultural do país está contido nas belas cidades históricas que temos. Fizemos pesquisas sobre a arte e cultura destes lugares e culminamos em um guia”, ressaltou a professora.

DSC03827A coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria, parabenizou a professora e alunos pela iniciativa. “Os folhetins ficaram ótimos, os meninos são criativos, a ideia da professora foi excelente, com certeza despertou mais ainda a turma para o Turismo”, destacou.

 

Democracia dos computadores


Hoje eu pensei, estamos vivendo em um mundo computocrático, estamos presentes aqui, mas a tecnologia nos deixa distantes um dos outros. Acessamos a internet, redes sociais, conversamos, sonhamos, imaginamos, temos reações, sorrimos, mas tudo virtualmente. Em corpo presente se tornou raro uma boa conversa, um bom passeio, encontro com os amigos, o poder olhar no olho do outro, ver as reações, sentir o toque por meio de um abraço, conseguir admirar o sorriso, coisas que nos faz sentir melhor e que por meio de um mundo virtual não surge efeito.
Sei que ainda existem pessoas que, assim como eu, decidiram controlar este mundo computocrático e não se tornaram escravas do computador e são gestoras de suas vontades. São cientes sobre a tecnologia e têm bom senso, quando necessário, abdicam de ‘necessidades’ criadas por nós mesmos que na maioria das vezes tomam lugares em nossas mentes e vidas. São vícios que sem perceber nos tornam pessoas invisíveis cada vez mais distante do mundo real.
Reflita…       
Não abra mão de uma vida ao lado de pessoas que te amam, use o que foi criado pelo homo sapiens ao seu favor, não vivamos a favor das nossas criações, por acaso foram elas que nos criou? Errado. Deus criou todas as coisas e também nos deu a sabedoria para também criarmos coisas. Não sejamos mais uma vítima, um fake (em inglês falso, no mundo virtual usado para designar o perfil de um usuário que não que se revelar). Seja você em todos os lugares e circunstâncias, a vida é única e o que passou não volta mais, cuide- se, seja saudável e administre bem aquilo que Deus te deu de tão precioso, a vida.
Por Carlos Henrique 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Alunos do Círculo de Leitura criam mural sobre a obra A marca de uma lágrima

DSC03811Os alunos do Círculo de Leitura, orientados pela professora de Português, Sheila Góes, fizeram um mural sobre a obra A marca de uma lágrima, do autor Pedro Bandeira. De acordo com a professora, o projeto tem como objetivo ampliar o repertório literário dos alunos, interagir com o livro de maneira prazerosa, compartilhar experiências leitoras, além de estabelecer relações com outros livros. “Com o Círculo, estamos valorizando a leitura como uma fonte de entretenimento, em que o interesse de compartilhamento de preferencia acerca da obra lida seja compartilhado, além de conseguir trabalhar nos alunos estratégias para argumentação quando eles defendem um ponto de vista sobre a obra”, ressaltou Sheila Góes.

A aluna Michaela Leslen da Silva, da turma 1M3, gostou muito do livro e o recomenda: “ O livro é um romance dramático muito bom. Tem uma linguagem de fácil acesso e retrata um ambiente escolar, além de falar sobre uma adolescente e seus conflitos me identifiquei muito com a protagonista”, disse a aluna.

O projeto Círculo de Leitura é uma das metodologias do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e tem como objetivo promover a leitura e principalmente o interesse na escola. A coordenadora do PJF na E. E. Ministro Alfredo Vilhena Valladão Andréia Xavier parabeniza a professora pela iniciativa e os alunos pela participação e criatividade. “Fico feliz em ver o bom funcionamento desta metodologia, acredito que a escola só se transforma devido a força de vontade dos professores e alunos e nos Círculos de Leitura tenho observado isto”, destacou Andréia.

 

Veja as demais fotos:

 

Valladão recebe visita do Nap Central

Os analistas do NAP- Núcleo de Apoio aos Professores visitaram a E.E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão nesta última quinta feira (6/7) com o objetivo de maior apoio ao Novo Projeto do Ensino Médio. A coordenadora do projeto, Cidália Maria, destacou a visita como fundamental ao andamento das atividades. “Ao vê-los aqui na escola, melhorei os ânimos e sentir firmeza no bom êxito do projeto, embora estamos caminhando muito bem. Pois, os professores estão desenvolvendo as atividades da melhor maneira possível, mas ter esse apoio de perto é mais interessante ”, ressaltou.

Na visita, eles aproveitaram para conhecer a Escolar, foram ao laboratório de informática, salas de aulas e gostaram do trabalho que o Projeto tem desenvolvido.

Valladão premia alunos que se destacaram no 1° bimestre

1784_548991288471751_663065057_nParalelo às reuniões que aconteceram com todas as turmas do Ensino Médio de todos os turnos nos dias (4, 6 e 7 de junho) a direção da escola premiou os alunos que tiraram as melhores notas no primeiro bimestre deste ano. Para os alunos do Reinventando o Ensino Médio, o prêmio foi um pendrive e para os demais alunos ganharam chocolate.

 

 

 

 

 

  Aluna especial recebe premiação de destaque do 1° bimestre no Valladão

  A aluna Camila Márcia Rezende, de 24 anos, estudante do curso de Tecnologia da Informação do Reinventando o Ensino Médio, deficiente auditiva, recebeu premiação por ter tirado uma das melhores notas da turma no 1° bimestre. A aluna faz parte do processo de Inclusão e é acompanhada pelo professor intérprete de Libras, Hermes Araújo Rocha. Camila conta que ficou feliz em saber que suas notas estavam entre as melhores da turma. “Minha mãe veio à reunião de pais, ao me ver sendo premiada, quase chorou de tanta felicidade. Também fiquei muito feliz com o meu desempenho, sempre gostei de estudar e a escola é muito boa, tem me dado um bom suporte, os professores são legais”, pontou a aluna.

O professor Hermes que a acompanha como intérprete, parabenizou a aluna pelo esforço e destacou a força de vontade que ela demonstra. “Ela é determinada e gosta de estudar, isto fez a diferença no resultado”, disse. Camila escolheu o curso de Tecnologia da Informação porque gosta de informática e comentou que aprendeu libras por meio da internet. A direção da Escola também está feliz com o resultado da aluna. “Estou muito satisfeita em saber que a Camila tem cada vez mais melhorado seu nível de proficiência, a inclusão tem surtido muito efeito na vida dela”, destacou a coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria.

Turmas do Turismo visitam o 5° Salão Mineiro do Turismo

480749_348513208603265_1464897626_nAs turmas do Turismo do Reinventando o Ensino Médio da E. E. Ministro Alfredo Vilhena Valladão visitaram, no Minas Centro, no mês de março, o maior evento de Turismo do Estado. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os pontos turísticos, a cultura e gastronomia do Estado. Paralelo ao evento esta acontecendo o 1º Salão da Gastronomia Mineira e 7º Salão do Turismo da ABAV Minas (Associação Brasileira das Agências de Viagens - Seção Minas Gerais) o que deixou o passeio mais enriquecedor para os alunos.

As alunas Rayssa Assis Vieira e Jainne Lohane da turma 1M5 gostaram muito do Salão e ressaltaram a importância de participarem de eventos co543796_348517948602791_384079937_nmo este. “ Foi ótimo, tiramos muitas dúvidas quanto ao Turismo e vimos que é muito mais do que simplesmente passeio, ele está interligado com tudo, está presente na cultura dos povos. Tivemos a certeza que escolhemos o curso certo”, destacaram as alunas.

Uma das professoras, Rute do Carmo, destacou a presença dos alunos no Salão. “Esta atividade foi muito rica, contribuiu muito para a formação dos alunos, puderam ter uma visão mais amplas sobre o turismo”, destacou. O Salão do Turismo acontece uma vez por ano e é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) em parceira com a ABAV Minas, Sistema Fiemg, Sebrae, Sistema Fecomércio, entre outras organizações.

E. E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão promove reunião com professores, pais e alunos

Foto0102A semana na Escola Estadual Ministro Alfredo Vilhena de Valladão foi marcada de reuniões com os pais e alunos. Nos dias (4, 6 e 7 de junho), a direção da escola promoveu o encontro com objetivo de interagir com os pais e procurar firmar uma parceira para melhorar a educação dos alunos. O encontro foi por turmas e turnos do Ensino Médio e, de acordo com a supervisão pedagógica da Escola, todos saíram ganhando: tanto a escola, quanto os pais. “No processo ensino/aprendizagem, precisamos do envolvimento dos responsáveis pelos alunos e também dos professores. Por isto, convidamos os pais, alunos e professores”, destacou a supervisora pedagógica do turno da manhã Maria Helena de Paiva.

A pauta da reunião foi para tratar assuntos referentes à frequência e disciplina dos alunos, a questão dos horários de aula, uniforme que éFoto0098 obrigatório para o aluno, novos computadores no laboratório de informática , visita no Mineirão e premiação dos melhores alunos do bimestre. Na oportunidade, a supervisora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria Alves, passou os resultados da avaliação feita do 1º bimestre do Reinventando o Ensino Médio e pediu ajuda aos pais para o bom andamento do curso.

Parabenizando o trabalho que a direção da Escola vem desenvolvendo ao longo do ano, o senhor José Maria Martins de Oliveira, pai do aluno Kennedy da turma 1M3, ressaltou o bom desempenho da Escola. “Conheço a escola há muito tempo e já fui aluno do Valladão em 1974, período que não tinha merenda para os alunos e ao redor só havia mato. Estou satisfeito com o trabalho da direção e muito feliz em saber que meu filho está estudando na mesma escola que eu estudei”, ressaltou José Maria.

1784_548991288471751_663065057_nOs alunos também aprovaram a iniciativa da direção. “A reunião foi muito boa, a direção apontou alguns assuntos relacionados a nossa participação nas aulas, a questão do celular em sala de aula e principalmente o envolvimento nos estudos. Meu pai veio à reunião e já cobrou de mim uma mudança. Estou me esforçando mais, pois este ano é o último do ensino médio e gostaria de ser aprova no vestibular de enfermagem”, disse a aluna Lilyan Naiara da 3M1.

No final da reunião, houve a entrega da premiação dos alunos que foram destaque no 1° bimestre deste ano. Nas turmas do Reinventando, os alunos destaques ganharam um pendrive e nas demais turmas os outros alunos ganharam bombons. O diretor da Escola, Adão Luiz Gonçalves, pontuou a importância de reuniões como estas que promovem uma integração maior entre Instituição de Ensino e a Comunidade onde está inserida.

 

 

Veja mais fotos das reuniões das diversas turmas:

 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Alunos da Tecnologia da Informação têm aulas diferentes

Com oDSC03720 objetivo de deixar as aulas de Tecnologia da Informação do Reinventando o Ensino Médio mais criativas e agradáveis, a professora Andréia Xavier da E. E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão preparou um trabalho para os alunos conhecerem os componentes do computador. “Percebi que muitos alunos não sabiam sobre os componentes básicos do computador, dividi a sala em grupos e cada grupo ficou responsável por apresentar sobre uma peça. O trabalho foi bastante produtivo e o resultado foi satisfatório”, destacou.

Os grupos se envolveram e se empenharam na produção e apresentação do trabalho. “Meu grupo foi sobre Memória Ram, todos apresentaram muito bem. Eu sempre gostei da área de informática e por isto escolhi TI” destacou o aluno Rodrigo Resende da turma 1M2. A aluna Sara Miriam também gosta da área de informática e por isto escolheu o mesmo curso. “ As aulas da professora Andréia têm sido bastante legais, meu grupo DSC03711falou sobre processadores, muitos não sabiam sobre a importância desse componente do computar”, destacou.

O Reinventando o Ensino Médio está em sua primeira edição na E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão e conta com apoio e colaboração de todos os educadores da instituição. Atualmente oferece três opções de estudos para os alunos: Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação.

 

Veja as fotos da aula: