terça-feira, 28 de maio de 2013

Meninas do vôlei viram o jogo contra o João Paulo e vão para a semifinal

võleiNa última disputa do campeonato Intercolegial quem deu show de determinação na quadra foram as meninas do vôlei. O time jogava contra o João Paulo I e estava perdendo por 2 sets, mas no finalzinho viram o placar e se classificam para a semifinal. “Foi um o melhor jogo deste campeonato, jogamos com muita determinação e coragem, estou muito feliz por termos nos classificado”, comentou a jogadora Tayane Ramos da turma 3M1. O time de futsal perdeu, mas como estava na liderança do campeonato acabou sendo classificado para a semifinal.

Os alunos estão curiosos para saberem a data do próximo jogo. Muitos estudantes estão apostando que o Valladão tem tudo para ser o campeão do Intercolegial, tanto no vôlei quanto no futsal. A professora de Educação Física, Rose Mary destaca que ganhar é muito bom, mas que já tem valido a pena o empenho, comprometimento e responsabilidades dos alunos neste evento. A direção da Escola também destaca a participação dos alunos na liga. “Nossos alunos estão de parabéns, têm demonstrado bastante interesse e motivação neste campeonato, além de terem a oportunidade de trabalharem em equipe e desenvolverem espírito de liderança”, destacou o diretor, Adão Luiz.

Alunas da Comunicação criam jornal mural

DSC03772       As alunas Luana Laila da 2M3 e Mirian Marques da 1M1 criaram o jornal mural Muralha, de acordo com elas, o jornal será atualizado semanalmente e a ideia partiu depois da oficina de Educomunicação ministrada pela jornalista Darles Matos. “Eu sou do Reinventando o Ensino Médio e faço Turismo, mas também gosto muito da Comunicação, por isto resolvi participar da equipe do jornal Mural da Escola”, destacou Mirian. Já a estudante Luana é Agente Jovem do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e gosta de comunicação. “Sempre fui envolvida com as questões da Escola e gosto de fazer algo que dá destaque, mesmo por curiosidade os alunos vão olhar o nosso Muralha”, disse.

Na primeira edição, as alunas se reuniram no contra turno com a jornalista orientadora, Darles Matos e produziram matérias sobre a Escola, Esportes e dicas para os estudantes. Outros alunos que também estão empolgados e trabalhando para a 1º edição são os do jornal Impresso, depois de se reunirem começaram um concurso cultural para a escolha do nome. Colocaram uma urna no pátio e passaram de sala em sala comunicando sobre o concurso. A direção da Escola parabeniza a iniciativa dos alunos e desDSC03770taca a importância de criar uma interação maior entre os estudantes por meio da comunicação.

Alunos da E. E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão passam um dia na Pousada do Rei

Na última sexta-feira (24/05) foi realizado um passeio com os alunos do 3º ano da E. E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão, na Pousada do Rei em Sarzedo e eles ficaram o dia inteiro. O local conta com uma infraestrutura apropriada para o lazer, com piscinas, sala de jogos com sinuca, totó, quadras de vôlei, futsal, sauna e muita diversão.

O passeio foi promovido pelo Projeto Jovem de Futuro que premiou os alunos que se destacaram na prova Somativa do Instituto Unibanco em Língua Portuguesa e Matemática no ano passado. O aluno Douglas Matheus da turma 3M3 aprovou o passeio. “O passeio foi muito bom, o lugar é lindo e tranquilo, a única coisa que quis atrapalhar foi o tempo que estava um pouco frio, dando uma preguiça danada, mas gostamos da comida que estava deliciosa e principalmente de estar junto com os amigos.”, comentou Douglas.

O passeio foi um incentivo aos alunos e outras atividades que a Escola está promovendo também serão incentivadas. Na turma do Turismo, por exemplo, os alunos que se destacaram na apresentação do trabalho sobre a Copa das Confederações participará de um passeio ao Mineirão e os frequentes e mais participativos ganharão um pendrive. A coordenadora do PJF, Andréia Xavier, parabeniza os alunos pela nota que obtiveram nas provas e agrade aos professores pelo desempenho em sala de aula e ressalta que para o aluno ganhar, basta ele participar.

Reportagem por Monique Silva (1T1) e Indiara Bessa (1T1).

terça-feira, 21 de maio de 2013

Valladão participa do Work Shop- Café com prosa

944298_319456188185172_1584612840_nNa última sexta-feira, 17/5, os alunos da E. E. Ministro Alfredo Vilhena de Valladão participaram do Programa Café com Prosa- Saúde e Fraternidade uma Aliança pela Vida. O evento foi promovido pela Pastoral da AIDS da arquidiocese de Belo Horizonte. O Work Shop contou com a presença do bispo D. Walmor de Oliveira que trouxe uma mensagem de paz aos alunos. O programa é em parceria com o Estado de Minas Gerais e tem como objetivo trabalhar a prevenção do uso de drogas no contexto escolar.

Os alunos do 3º ano juntamente com as professoras Sheila Góes e Rute do Carmo participaram do evento e serão os multiplicadores na Escola no combate ao uso das drogas. “Participar de projetos sociais como este ajuda os nossos alunos a terem mais qualidade de vida, e também os estimulam a pensar no futuro. Gostei muito do convite que nos fizeram, os estudantes estão muito interessados”, destacou a vice diretora Rute do Carmo.

 

 

 

Veja Álbum do Café com prosa

 

Valladão ganha de goleada no futsal contra o Brandão

977125_184466061708076_1469682130_oNa última quinta-feira, 16 de maio, os jogadores do futsal dominaram a jogada com três gols de diferença na partida Valladão versus Cláudio Brandão. Os alunos jogaram na quadra do adversário e mesmo fora de casa garantiram a liderança do campeonato. O aluno Patrick, dono de um dos gols destaca a atuação do time. “O jogo foi tenso, o time estava fechado e a quadra era pequena, o que fez com que estranhássemos um pouco, mas o nosso time estava concentrado”, destacou. Depois dessa jogada o futsal se classificou para a semifinal.

Já no vôlei, a vitória foi do Cláudio Brandão, mas o time do Valladão ainda tem chance para a semifinal. Mesmo com a derrota, as jogadoras não desanimaram e destacaram que vão brigar para se classificaram na semifinal. “Ainda podemos nos classificar para a semifinal, vamos lutar até o fim”, disse a aluna da 3M1 Tay919550_184465928374756_747625687_oane Ramos.

O próximo jogo é classificatório para a semifinal, no futsal o Valladão continua na liderança e no vôlei as meninas brigam por uma vaga. Eles enfrentarão os alunos da E. E João Paulo I.

 

 

Vejam as fotos do campeonato:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vida de droga de Walcyr Carrasco é lido no Círculo de Leitura

DSC03639Na última sexta-feira (17/5), as turmas 901 e 902 da Escola Estadual Ministro Alfredo de Vilhena Valladão, do turno da tarde, leram a obra Vida de droga de Walcyr Carrasco no Círculo de Leitura. O círculo foi promovido pela professora de Língua Portuguesa, Andréia Xavier. “O objetivo desse trabalho é promover nos alunos a leitura em grupo. Todo bimestre tem um Círculo de Leitura onde os alunos conhecem novas obras e têm a oportunidade de compartilhar as experiências de leitura”, explicou a professora.

A aluna Camila Grazielle Silva de Oliveira, da turma 902, gostou da leitura e aprovou a iniciativa da professora. “O livro é muito bom, fala sobre drogas e também prende a atenção por ser uma história interessante de uma adolescente”, ressaltou. O Círculo de Leitura funciona desde o ano de 2011 e por meio dele muitos alunos criaram o hábito de ler. Os alunos do Ensino Médio também realizam esta atividade e estão lendo a Marca de uma lágrima de Pedro Bandeira.

 

 

Veja as fotos do Círculo de Leitura

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Valladão dá show de bola no 1º jogo do Torneio Intercolegial

914083_565422780169300_1565355157_oA semana na E. E. Ministro Alfredo Vilhena Valladão começou bem. Na segunda feira (6/5), aconteceu a primeira rodada do Torneio Intercolegial da Região do Barreiro. O Valladão disputou com a E. E. Padre João Bosco Penido Burnier e ganhou fora de casa de goleada, no Futsal 8 a 3 e no vôlei dos 4 Sets disputados, perdeu apenas um. Os professores de Educação Física responsáveis pelo treino, Rosemary Aparecida e José do Carmo, gostaram muito do desempenho dos alunos. “Foi muito bom. Valeu termos fe942054_565423006835944_1193363114_nito uma aquecida na escola, os meninos animaram e se empenharam bastante” destacou a professora Rosemary. O professor José do Carmo ressaltou a sintonia dos jogadores. “O jogo foi muito bem disputado, os alunos souberam trabalhar em equipe e isso fez toda a diferença”, argumentou.

Os alunos gostaram muito do evento e parabenizaram o esforço dos professores na organização da disputa. O aluno, Patrick Júnior, da turma 2M2 foi a estrela da jogada, dono dos 6 gols dos 8 feitos, ele ressalta a importância da integração da escola com as outras instituições. “Está sendo muito legal participar desse torneio, estamos tendo a oportunidade de conhecer alunos de outras escolas e o mais legal mesmo, foi jogar com o nosso diretor. Os nossos professores de Educação Física estão de parabéns, sem contar a torcida organizada que deu um show de animação”, comentou. Os alunos ficaram surpresos com o futsal, destacaram que tinham apenas 7 jogadores, sendo dois em banco de reserva e, mesmo com uma quantidade mínima, ganharam.

O próximo jogo do torneio acontecerá no dia 16 de maio e jogarão contra a Escola Estadual Professor Cláudio Brandão. A expectativa é que continuem na liderança do Torneio.

Professores do Turismo promovem Gincana na Escola

A turma do Turismo estava em clima de competição. Na última quinta-feira (9/5), aconteceu nos turnos da manhã e tarde uma competição saudável entre os alunos dos 1° anos participantes doDSC03522 Projeto Reinventando o Ensino Médio. A gincana Quem sabe, sabe. Quem não sabe aprende, de acordo com as professoras organizadoras, Rute e Luzia, teve como objetivo ajudar os alunos a fixarem o conteúdo que estudaram durante o bimestre. Os estudantes destacaram a importância de fazer atividades criativas como esta. ”Foi muito legal, principalmente porque o nosso grupo foi o vencedor. Quando a escola faz coisaDSC03526s legais, nós alunos, temos mais vontade de estudar e para esta gincana estudamos muito, fizemos um trabalho sobre mapas, municípios brasileiros e história do Brasil e Minas, estávamos muito bem preparados”, destacou a aluna Tayná Andressa da turma 1T1.

A coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Cidália Maria Alves, destaca a importância de atividades lúdicas na formação do aluno. ”Proporcionar uma disputa saudável aos alunos incentivando a criatividade e animação é válido para a promoção do ensino-aprendizagem. As professoras organizadoras estão de parabéns”, disse. Os vencedores ganharam um quite contendo caderneta, lapiseira, caneta e borracha. A gincana também acontecerá no noturno comas as turmas de Turismo.

Alunos da E. E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão visitam zoológico

DSC03527As aulas de Geografia e Biologia da última terça feira (7/5) foram diferentes para os alunos do 2° ano da tarde do Valladão. A novidade fica por conta do ambiente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), a área de 450 mil metros quadrados com reserva de vegetação nativa de cerrado, contendo mais de 204 espécies e cerca de 900 animais atraiu os olhares curiosos dos estudantes que foram visitar o local. A visita faz parte do projeto elaborado pelos professores Agnaldo Alexander e Rute do Carmo com o objetivo de reconhecer a preservação dos Biomas (populações de organismos da fauna e da flora que interagem entre si e no meio ambiente onde vivem) e DSC03582o trabalho da Fundação na preservação da fauna e flora.

Os alunos destacaram que a visita foi fundamental para fixar o conteúdo já trabalhado em sala de aula. ”Gostei muito, além de sairmos um pouco da rotina, tivemos exemplos claros da questão dos biomas”, comentou o aluno Gustavo Borges do 2T2. Outro aluno que também achou interessante o passeio, foi o Eber Júnior da 2T1. ”Fazia muito tempo que não visitava o zoológico, foi muito bom. Este passeio promoveu mais a integração das turmas do 2º ano, além de termos tido mais conhecimento sobre determinadas espécies de animais”, comentou Eber.

No final do projeto, cada grupo apresentará em Power Point de pelo menos três animais contendo suas principais características de acordo com o Bioma escolhido pelo grupo.

 

Veja o Álbum de fotos:

Alunos que destacaram na somativa do Unibanco participam de rodízio de pizza

Na última quarta-feira (8/5), os alunos da E.E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão que se destacaram na prova somativa do Unibanco no final do ano passado, em Português ou Matemática, participaram de um rodízio de Pizza. O momento foi de muitDSC03584a distração e degustação. Os professores que os acompanharam aprovaram a iniciativa. “Foi muito bom. Quando se reconhece o esforço do aluno por meio de premiação, a escola os incentiva a continuarem estudando e se esforçando mais ainda, pois não vão fazer as provas de qualquer maneira, se lembrarão da recompensa pelo esforço”, destacou a professoras de Português, Sheila Góes, que deu aulas para a turma no ano passado e os ajudou na preparação para a somativa.

Para os alunos, receberem premiação, quando tiram boas notas, os incentivam a manter as notas altas. “Eu tirei 70% na prova de Português do UnibancDSC03603o, não estava tão difícil, precisei de apenas ter concentração para ler e responder as questões. Foi muito bom ir comer pizza, vou continuar estudando para voltar mais vezes. Acho que a escola deveria manter estas premiações sempre”, destacou a aluna Isabella Gonçalves, da turma 3M3.

De acordo com a coordenadora do Projeto Jovem de Futuro no Valladão, Andréia Xavier, ainda acontecerá mais premiações. “Os alunos do ensino médio, que melhorarem gradativamente nos bimestres, também serão reconhecidos. Incentivar nossos alunos a estudar é também colaborar para a construção de uma sociedade mais atuante e comprometida, pois só se muda um país promovendo a educação”, ressaltou a coordenadora.

Veja Álbum do evento:

 

 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Professoras da E. E. M. A. V. Valladão desenvolvem projeto Disciplina Consciente

DSC03509As professoras do PROET (Programa de Educação em Tempo Integral), Elisabeth Aguiar Silva, Sheila Goes e Ana Paula Santos Alves estão desenvolvendo na E.E. Ministro Alfredo de Vilhena Valladão o projeto Disciplina Consciente, de acordo com elas, a ideia surgiu devido às dificuldades de relacionamento que perceberam de alunoDSC03513s entre alunos, professores e alunos e também de alunos e funcionários da escola. Para sanar estes problemas de relacionamento, a professora Elisabeth de matemática convidou as demais a trabalharem com os alunos sobre Disciplina Consciente. “Neste projeto, temos como principal objetivo desenvolver valores como responsabilidade, disciplina, amizade, além de trabalhar a autoestima, o autoconhecimento entre o corpo docente e discente colaborando assim com a formação ética do estudante”, destacou Elisabeth.

O projeto consiste em três etapas: a primeira está sendo realizada pela professora de Português, Sheila Goes, está trabalhando conceitos sobre respeito, produzindo murais e criando um código de conduta comas os alunos do PROET e suas turmas de 3º anos do ensino médio da manhã. “Este trabalho poderia ser desenvolvido com toda a escola. Trabalhar valores morais com os alunos ajuda-os a crescerem e se conhecerem melhor, além de elevar a autoestima deles. Percebo que estão melhorando muito, valeu a pena”, disse a professora. Os estudantes aprovaram o projeto e iniciativa das educadoras. “O trabalho sobre respeito está sendo muito bom. Estou percebendo a diferença em alguns colegas e também em mim mesma. Depois deste trabalho, percebo que o respeito é fundamental para uma vida de sucesso”, ressaltou a aluna Bárbara Rafaela da turma 3M2.

Os alunos do PRODSC03518ET também estão gostando muito da Disciplina Consciente, aprenderam que ter disciplina ajuda a vencer vários obstáculos na vida. “Estamos sendo mais pacientes com os nossos colegas. Aprendemos que mesmo não concordando com as ideias deles, precisamos aceitar o outro como ele é”, disse a aluna Milene de Souza Lima do 8° ano do ensino fundamental. Gabriel Martins Lacerda também do 8° ano disse que gostou de aprender mais sobre o respeito e de falar suas ideias do que pensa sobre a escola. “Está sendo muito bom, estamos tendo a oportunidade de expor nossas opiniões, que também faz parte do respeito, ouvir o outro”, ressaltou. DSC03516

Junto com o respeito, ainda na primeira fase do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de criarem códigos de conduta. “Foi muito bacana, cada um conseguiu expor sua ideia e ouvir o outro, mesmo não concordando com o que estava sendo falado. Percebi que este trabalho quebrou as panelinhas entre os terceiros anos, pois tivemos a oportunidade de trabalhar questões éticas e morais, criando consciência de valorização humana e tivemos que nos unir para a confecção dos trabalhos, atitude que antes não fazíamos, pois éramos um grupo mais fechado”, declarou a aluna da turma 3M3, Rafaela Cristina.

De acordo com as idealizadoras, a segunda parte começa na semana que vem e será trabalhado os valores discutidos anteriormente como parte integrante da personalidade dos alunos por meios de ações efetivas e exemplos constantes. Além da exibição de dois vídeos: Disciplina x Indisciplina e o filme O preço do desafio. A direção aprovou a ideia e ressalta a importância de trabalhos como este. “Nossa escola tem crescido muito, buscamos cada dia mais melhorar o ensino/aprendizado dos nossos alunos. Este projeto veio a calhar com as nossas necessidades, as professoras organizadoras estão de parabéns”, destacou o diretor da Escola, Adão Luís.

 

 

Veja as fotos do material confeccionado pelos alunos: